terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Economizar Água Ajuda??


Hoje todos nos tornamos Xiitas ecológicos, claro, razões temos de sobra em plena época de aquecimento global, Mas têm algumas coisas que na minha ingenuidade (ou ignorância), eu simplesmente fico me questionando como determinadas ações podem colaborar.

Uma delas é a economia de agua, no Brasil graças a Deus na maioria de nosso rico território, a água é abundante, entendo que haja falta de agua em vários pontos do nordeste e outras regiões mais secas do País.

Mas me diga qual a vantagem da economia na minha casa (que não seja a redução da minha conta)?

Antes que comecem a me atirar pedras me chamar de eco-irresponsável ou mesmo de terrorista ecológico, pemitam explicar o por que da pergunta:

Aqui na minha cidade, Campinas, a agua é captada no Rio Atibaia pela Sanasa, ela é tratada distribuida e volta através da tubulação para o mesmo rio, dependendo do caso passando por uma estação de tratamento de esgoto.

Ok, agora o que me leva a questionar a minha economia doméstica de agua e seu impacto nas reservas de agua doce é que se não fosse captada, a água seguiria o seu curso desaguando no Rio Piracicaba que por conseqüencia desaguaria no Tietê e assim por diante até o Atlântico.

Minha agua não usada não seria acumulada, ou reservada e deixaria de ser agua doce de qualquer maneira.

Creio que, ao menos no caso das águas captadas em rios, essa economia é até certo ponto inútil e os verdadeiramente responsáveis são as empresas que captam e distribuem o precioso mineral devolvendo-o sempre tratado de forma que não causem impacto nos ecossistemas.

Como já falei anteriormente minha duvida provém de um raciocínio lógico de um leigo e posso estar falando a maior besteira do mundo. E nem por isso deixarei de economizar água como diz a boa educação ecológica.

Mas queria saber em como isso REALMENTE ajuda ou onde minha ingênua premissa se perdeu.

Sem mais por hoje Té +




Nós Merecemos a Piada


Sinceramente, não considero a piada (infeliz, é verdade) do ator Robim Willians mais grosseira que as que o programa “Casseta e Planeta” faz com o Presidente Obama.

Na verdade ele fala de uma imagem que realmente passamos para o mundo.

Essa indignação hipócrita parte dos mesmos que riram do filme “Borat” e esqueceram que o Cazaquistão é um país de verdade… (esse sim injustiçado pois
morremos de rir quando o personagem de Sasha Cohen diz que cada vila tem seu estuprador, e que a profissão de maior sucesso de lá é a de prostituta.)

Convenhamos: temos uma Cidade que é sitiada por traficantes (ontem mesmo fecharam o comércio de Copacabana), e que quando mostras suas maravilhas ao mundo é um monte de mulher (semi) nua dançando.
E a gente quer que o mundo ache o que? (nada contra o carnaval, mas o que vocês acham que os "gringos" vêem? Os belíssimos carros alegóricos ou a profundidade das letras dos samba enredo?)

Em vez de nos preocuparmos com Robin Willians e sua gafe, seria melhor nos preocuparmos com o Mensalão do DEM isso sim humilhante. E nos lembrar do Sarney (é lembra dele?... dando emprego para a familia toda? Todo mundo já esqueceu...), isso sim coisas que nos denigrem como brasileiros.

Mudar a imagem do país se faz com AÇÃO do estado e da população, não ficando ofendidos com besteira.