Um exemplo é o fato reservatório vertebrado do vírus, ser exclusivamente o SER HUMANO. O Mosquito tem apenas o papel de vetor, carregando de um ser humano para outro.
Como é de conhecimento geral sabem se reproduz em locais com sombra e água parada, porem a fêmea do mosquito não os depositam diretamente na água, e sim no seco, em locais propícios ao acumulo de água(1). O raio de ação de um mosquito é de 300m em qualquer direção. Ou seja se você mora num raio de 300m de um lago, córrego, ou mesmo de um buraco embaixo de uma árvore corre o mesmo risco de quem tem um pneu ou vaso com água parada na sua casa. Na minha humilde opinião, muito mais eficaz seria se em vez de concentrarem-se no vetor os órgãos de saúde se concentrassem no reservatório da doença, ou seja: a pessoa doente.
Nesse caso identificar e isolar as pessoas doentes durante a evolução da doença do vetor (ou seja do mosquito). Observe um posto de saúde para onde são encaminhados as pessoas com suspeita de Dengue: as vezes dezenas de pessoas numa sala de espera aberta sentadas as vezes por horas.Um único mosquito que entre nessa sala tem um banquete à disposição, banquete este com o potencial de transformar aquele bichinho chato num problema de saúde pública.
Lembro-me claramente durante a chamada Gripe Suína, da campanha que orientava o doente a não sair de casa. Nesse caso o vetor transmissor era o ar.
A campanha para a dengue não deveria seguir o mesmo critério?
Manter o doente em um ambiente livre de mosquito, com distribuição de repelentes elétricos (aqueles de pastilha que se liga na tomada). Ou até de telas mosquiteiras durante a convalescença. O que parece que se a dengue fosse uma gripe a solução equivalente seria tentar acabar com o ar em volta do doente. É só a minha opinião...
1- O mosquito adulto vive, em média, de 30 a 35 dias, e o seu ovo pode resistir a até 450 dias (aprox.), em ambientes secos. Com o acúmulo da água da chuva, o ovo torna-se ativo, podendo se transformar em larva, posteriormente em pupa e atingir a fase adulta cerca de 2 ou 3 dias depois.

Nenhum comentário:
Postar um comentário